Ir para o conteúdo

Jurubeba Digital

Voltar a Últimas Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

As setas NA CINBESA

6 de Janeiro de 2021, 13:35 , por AntonioCarlosMeloSilva - | No one following this article yet.
Visualizado 33 vezes

Meu professor de Antropologia Digital na disciplina de Teoria dos Jogos utilizou a referida imagem na dinâmica das setas para que pudéssemos identificar nossas dificuldades nos desafios de nossas rotinas em determinados projetos. A dinâmica fundamentalmente nos alertava quando determinados caminhos de um projeto era fator decisivo identificar o direcionamento visando a decisão correta. 

É a analogia que solta nossos olhos para analisarmos a nova governança da CINBESA com muitas das setas que terao de identificar no habitat natural da empresa. Fazendo um aparte, ainda não confirmado, os outros cargos da diretoria serão todos preenchidos por dirigentes fora dos quadros de carreira da empresa. Serão setas que ajudarão ou dificultarão o longo ou curto percurso de BRUNO BATISTA?

Mas, na dinâmica da Teoria dos Jogos o barato era o meu professor identificando a força do conhecimento coletivo nos perfis de determinadas setas que no passo a passo nos direcionavam aos objetivos comuns - O Projeto Estratégico.

Sendo assim, com base no aprendizado mencionado vamos tentar exercer o foco do espírito coletivo objetivando ser colaborativo com a gestão da CINBESA.  Como dialogamos nos posts anteriores, argumentamos que na trajetória de resistência da CINBESA como empresa pública,  algumas das soluções tecnológicas da prefeitura são resultados de projetos compartilhados e desenvolvidos em fóruns democráticos participativos de Tecnologia da Informação e Comunicação.

O governo de NOVAS IDEIAS na chamada pre-campanha lançou a plataforma digital (ED50) de participação popular visando sistematizar no conjunto de propostas o eixo programático para governar Belém, discurso efusivo de inverter prioridades. Inserido no contexto da participação popular compartilhamos na plataforma digital ED50 várias propostas em nossa área de atuação, ou seja: tecnologia da informação e comunicação. 

Portanto, em continuidade ao diálogo resolvemos extrair o conteúdo das respectivas propostas e torná-las publicizadas. Aqui e agora abordaremos de forma corporativa o tema CINBESA.

 Propostas compartilhadas e extraídas da plataforma:

1-A CINBESA deve ser a unica gestora de Tecnologia de Informação e Comunicação do municipio. Para isso, deve a gestão da empresa e o executivo proporem prerrogativas institucional fundamentadas nos estatutos da companhia atualizando o referido dispositivo.

Justificativa: Os órgãos públicos da prefeitura ainda continuam adquirindo produtos de tecnologia sem consultar a CINBESA. Na maioria das situações adquirem soluções de prateleiras sem certificação e qualidade se comparado com os produtos desenvolvidos na empresa pública. É bom frisar que a proposta não tem o condão de engessar a governança da prefeitura, mas a velha cultura de somente lembrar da CINBESA para corrigir os bugs derivados das aquisições dos softwares de prateleiras não é condizente com gestão integrada e colaborativa.

2-É necessario rever as diretrizes e premissas de composição orçamentária da Empresa objetivando que se amplie a capacidade de investimentos, na perspectiva de proporcionar avanços na continuidade de organização empresarial e modernização da Empresa.

Justificativa: A CINBESA mantém um dos orçamentos mais diminuto do município, ou seja se exige muito de seu quadro funcional sem a devida valorização.  Ampliar o orçamento da empresa objetiva modernizar permanentemente seu mix tecnológico equcionando o gap existente, alem disso, valorizar e qualificar seus trabalhadores e trabalhadores priorizando a consecução de plataforma corporativa de formacao, tornar permanente o diálogo com as representacoes classistas através de sua Norma Coletiva De Trabalho, e, para isso, deve a nova gestão promover atualização do Plano de Cargos, Carreiras e Salários que se encontra obsoleto. Finalmente, é necessário que a CINBESA realize concurso público em função de já dispor de quantitativo razoavel de aposentados. A medida visa sempre manter a empresa repondo sua expertise em alinhamento com as diretrizes definidas para o atendimento ágil e de qualidade do cidadão Belenense.

3-Coordenado pela CINBESA será elaborado e implementado O Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) do município visando diagnosticar, planejar, desenvolver projetos de TIC's, agregar valor à gestão de TIC's atendendo, compartilhando com as necessidades de todos os órgãos da prefeitura.

4- A prefeitura deve buscar articular direcionamento em política estrategica no sentido de construir CONSÓRCIO SOCIAL DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DE BELÉM sob a coordenação e gestão da CINBESA. A medida visa oferecer ações colaborativas das TIC's levando -se em consideração necessidades de aquisições de infraestrutura tecnológica, desenvolvimento de projetos e/ou plataformas, onde o CONSÓRCIO será o responsavel pela sua implementação. As características e perfis do CONSÓRCIO deve priorizar em sua composicao, estrutura e desenvolvimento de plataformas relacionadas as boas praticas e expertises de entes públicos, organizacoes privadas, alem de setores da sociedade civil organizada. 

Em seguida, em novo diálogo publicizaremos a continuidade de outros conteúdos que compartilhamos na plataforma de governo ED50. A gestão da CINBESA de NOVAS IDÉIAS, nas propostas aqui tornadas públicas fiquem a vontade para se apropriaram no interesse de nossa cidade tão maltratada pelas quase duas décadas de dinastia tucana. 

Desktop 3045123 640


tuíte pro jurubeba

jurubeba no twitter